Ação rural na Serrinha demonstra força do associativismo em prol do pequeno agricultor

O Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Itabapoana iniciou o calendário 2014 de ações em apoio ao pequeno produtor rural de nosso município, a direção do sindicato nas pessoas do presidente Evaldo Valério, do vice Samuel Melo e do tesoureiro Adelmo Camilo deram uma demonstração que nada deve parece impossível de mudar e de se realizar. 

O evento realizado no distrito da Serrinha teve a participação e colaboração da FENORTE, em que se fizeram presentes o diretor técnico Álvaro Barbosa e o gerente operacional Edson Faês.

E os pequenos produtores rurais da região da Serrinha foram contemplados com doações de mudas de eucaliptos, sorteio de brindes (ferramentas rurais), e o principal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais disponibilizou uma patrulha mecanizada composta por três tratores com arado, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba para atender as necessidades dos produtores para esse tipo de demanda, totalmente gratuito, sem custo algum para o produtor. 


Segundo informações do presidente do sindicato, este trabalho se estenderá para os demais distritos de Bom Jesus do Itabapoana, tanto da baixada como na região serrana.
O evento foi exclusivamente promovido, organizado e viabilizado pelo sindicato com o apoio da FENORTE, sem a interferência, colaboração ou mera participação alguma do poder público municipal de Bom Jesus do Itabapoana. 
A secretaria de agricultura de Bom Jesus do Itabapoana vergonhosamente cobra dos produtores rurais para disponibilizar maquinário semelhante para atender os mesmos. 


E o pior é que mesmo pagando caro pelo trabalho das máquinas da prefeitura, eles ainda tem que se submeter ao tempo de espera de cordo com o  interesse da turma do Coróia que faz da secretaria de agricultura uma farra de combustíveis e de uso político das máquinas públicas.

A prefeita disse no rádio no sábado que uma Patrol estaria concluindo um trabalho no Bom Jardim, e que neste mesmo sábado ela iria iniciar os trabalhos nas estradas da Serrinha, mas até as 16:30 deste mesmo sábado não havia chegado máquina alguma da prefeitura. 


Outro ponto importantíssimo observado neste evento, foi o louvável interesse da comunidade em debater e buscar melhorias coletivas, haja vista o notável número de participantes de todas as idades em pleno sábado a tarde.

Também ressalta-se o importante conteúdo do discurso do presidente do sindicato, Evaldo Valério, que teve a coragem de tecer duras críticas ao secretário de agricultura, que apesar de ser da Serrinha não se fazia presente, talvez ele sequer tenha conhecimento de tal evento.


Outro ponto que desperta curiosidade comparativa com a secretaria de agricultura está no fato do sindicato somente contar com oitenta associados pagantes (mensalidade de R$ 20,00 cada), alguns repasses da CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil) e mesmo assim ele consegue viabilizar uma patrulha  de máquinas agrícolas com uma retroescavadeira, um caminhão caçamba, três tratores com arado, e ainda contempla os agricultores com brindes e mudas de eucaliptos.

E a nossa secretaria de agricultura promove escândalos diários com desvios de recursos públicos nos tanques dos carrões da quadrilha de mamadores do erário, e não ofertam absolutamente nada para os produtores rurais do município, nem da Serrinha, terra do nefasto.